(47) 9 9718-6687
Direito Médico

Nosso escritório oferece serviço diferenciado e assessoria jurídica especializada, voltada às peculiaridades dos prestadores de serviços da área da saúde. Contamos com departamento jurídico em que profissional especializado oferece consultoria para médicos, clínicas, policlínicas e hospitais.

A prevenção jurídica do erro médico

Por ser de alto risco, a atividade médico-hospitalar se revela como uma das que mais podem causar danos a terceiros (pacientes, familiares etc.). Até pouco tempo atrás esse risco não trazia maiores transtornos para as instituições de saúde. Os processos por erro médico tinham pouco destaque no cenário da justiça nacional e não representavam uma ameaça para a saúde financeira dos prestadores de serviços de saúde.

Esse quadro se alterou radicalmente. Atualmente há um progressivo aumento das ações judiciais envolvendo a atividade médico-hospitalar. Para se ter uma ideia, entre 2001 e 2008, o número de demandas judiciais que chegaram ao Superior Tribunal de Justiça cresceu dezessete vezes.

Aliada a este crescimento está a especialização dos advogados que atuam nestas ações. Mais e mais estes profissionais estão preparados para propor ações cobrando a responsabilidade das pessoas físicas e jurídicas envolvidas no tratamento de pacientes.

Esse panorama revela que a atividade médico-hospitalar passa hoje por um divisor de águas. Ou os profissionais e entidades de saúde adotam medidas preventivas para o gerenciamento do risco médico-hospitalar ou sua atividade poderá ser inviabilizada por força do valor e do volume das condenações judiciais.

Por conta deste quadro, a FC Advogados Associados criou o departamento de direito jurídico médico-hospitalar, que desenvolve atividades de assessoria e consultoria visando à diminuição da ocorrência de danos a terceiros, minimizando, por consequência, o número de ações e as quantias gastas nas indenizações por erro médico. Tal como no processo de acreditação hospitalar, elaboramos um diagnóstico pormenorizado da vulnerabilidade jurídica na prestação do serviço de saúde, auxiliando posteriormente na adoção das soluções para os problemas existentes.

Além disso, estamos preparados para o acompanhamento e defesa médica em Procedimentos Administrativos Disciplinares (PAD).

Entre em contato conosco para maiores informações.

Artigos Relacionados

Ética no marketing médico

Uma das preocupações do Conselho Federal de Medicina é impedir que a medicina seja vista meramente como atividade mercantil. Em razão disso, há várias normas éticas disciplinando a publicidade médica e exigindo cautela nas suas publicações em redes sociais, para não infringir o Código de Ética Médica (CEM).

ler mais

Médico de Joinville é absolvido em Processo Ético Disciplinar instaurado por faltar ao plantão sem prévio aviso

O Conselho investigou detalhadamente o caso e para isso considerou, além da oitiva das partes, a argumentação e as provas apresentadas. Diante dos fatos e do adequado tratamento jurídico, o Conselho concluiu que não houve infração ao Código de Ética Médica – CEM, e destacou

ler mais

Fale Conosco

Os Campos marcados com * são obrigatórios
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.