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Alterações nas regras de publicidade médica

Quando a cirurgia plástica ou o tratamento estético dá o resultado esperado pelo médico, é grande a vontade de divulgar para mostrar a todos a satisfação dos pacientes atendidos, não é mesmo? Entretanto, a  Resolução 1974/2011 atualmente veta a publicação de fotos de “antes X depois” como publicidade médica nas redes sociais e em outros meios.

Mesmo que o paciente autorize, essa prática não pode ser feita nem para mostrar métodos ou técnicas utilizadas no tratamento. Até as publicações dos pacientes ou terceiros que mostram “antes X depois” para promover determinado profissional da Medicina podem ser investigadas pelo CRM. O médico deve acatar este regramento pois é o que está valendo, mas isso não significa que não dá pra mudar essa regra!

O Conselho Federal de Medicina abriu consulta pública para colher sugestões visando a atualização da Resolução n.1974/2011. Os médicos poderão participar por meio da plataforma colocada a sua disposição no site do CFM, que receberá as contribuições até 1º de março de 2020. Essa consulta afeta diretamente a publicidade de cirurgiões plásticos e dermatologistas, é hora de todos se unirem para que essa Resolução atenda aos anseios dos médicos, pacientes e ao mesmo tempo não descaracterize os princípios do exercício da medicina.

Fernanda Chaves
Especialista em Direito Médico e da Saúde
Atendimento no Brasil inteiro

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